sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

1. DICAS BÁSICAS PARA PRESERVAR SEU COMPUTADOR

2. Embora os fabricantes e vendedores garantam que suas modernas e possantes máquinas não dão problemas e não requerem serviços de manutenção, é sempre bom seguir algumas regras básicas para não ficar na mão quando mais precisar do computador.
3. Muita gente já perdeu ótimos equipamentos por conta de raios, que penetraram no aparelho via conexão telefônica ou elétrica. Então, certifique-se de que seu prédio ou residência está bem protegido de raios.
4. Use no mínimo um bom filtro de linha, evitando intempéries da natureza.
5. Um estabilizador bi volt, que custa em torno de R$ 70, resolve o problema de mudanças bruscas de energia, no caso de computadores para uso doméstico ( este dispensa o uso de filtro de linha).

6. Para preservar mais ainda seu computador, evite ligá-lo e desligá-lo várias vezes ao dia. O liga-desliga causa um grande desgaste à máquina. O ideal é deixar ativado o protetor de tela, deixando desta forma o monitor em stand by, que gasta em média de 100 a 150 Wats.
7. Evite desligar ou resetar o computador direto no botão, sem antes a mensagem: SEU COMPUTADOR JÁ PODE SER DESLIGADO COM SEGURANÇA, para o padrão AT (micros antigos) ser mostrada. O padrão ATX (micros recentes) deve desligar sozinhos após o comando.
8. Alguns procedimentos básicos de limpeza também contribuem para uma vida mais longa e proveitosa. Muitos teclados se perdem por conta de líquidos derrubados sobre as teclas. O computador também não deve ser colocado em lugar em que bata sol ou que seja extremamente quente.
9. Evite que o equipamento fique exposto à poeira; Conserve o equipamento em um local com o piso firme, de maneira a evitar quedas e balanços;

10. Faça uma limpeza física (interna) do equipamento periodicamente. O ideal é de seis em seis meses. Procedimento conhecido como manutenção preventiva e recomendado a pessoas qualificadas.
11. E o mouse deve ser sempre aberto e limpo para obedecer ao mais leve toque.


12. Uma outra providência para quem quer ter o aparelho sempre em ponto de bala é usar os aplicativos Scandisk e Desfragmentador periodicamente. Quanto mais carregado o equipamento, menor o prazo para executar os dois programas. O primeiro faz uma varredura no disco rígido para verificar a existência de erros e o outro organiza o disco, tornando mais ágil à execução de qualquer tarefa.

  • BACKUPS;O usuário também deve realizar backup periodicamente, evitando a perda de informações importantes. A freqüência dessa ação irá depender do grau de risco e a importância dos arquivos.
14. VÍRUS; são os grandes problemas hoje em qualquer computador. Todo dia alguém inventa um novo vírus, e cada vez mais nocivo aos aparelhos. Daí ser fundamental a pessoa instalar um antivírus e atualizá-lo semanalmente. E não se preocupe com despesas nessa área, pois a internet possibilita a instalação gratuita de uma infinidade de programas do gênero. Alguns endereços para ajudá-lo na cruzada contra os vírus: www.symantec.com/region/br, http://www.mcafee.com/; http://www.centralcommand.com/; http://www.esafe.com/ e http://www.zonealarm.com/. Alem de outros.

E-mails; nunca baixe ou execute anexo de E-mails, cujo o remetente seja desconhecido.




  • SPYWARE (PROGRAMAS ESPIÕES);
    Softwares Espiões - que causam lentidão de navegação, podendo baixar e enviar vírus, worms, spams, propagandas, malwares e muita coisa que realmente traz dor de cabeça.

    Os spywares muitas vezes não são identificados por antivírus e pode ser muito perigosos, impossibilitando comprar, vender, acessar bancos, trabalhar e navegar com segurança. Com o aumento do número de pragas que invadem a web, a necessidade de ferramentas cada vez mais específicas foi se tornando uma realidade e assim o mais recomendável atualmente é possuir um antivírus e um anti-spyware instalado e atualizado.
Alguns anti-spyware recomendados: Spybot. , adaware2007, avgas-speware, entre outros.




2. TRANSAÇÕES BANCÁRIAS E COMPRAS PELA INTERNET
  1. Mantenha seu computador protegido, com softwares de segurança - antivírus, anti-spyware, anti-spam e firewall - atualizados. Mantenha o sistema operacional atualizado, também. Se você não se sentir seguro para fazer as configurações, consulte o fabricante ou um especialista;
  2. Atenção a mensagens não-solicitadas: não clique nos links oferecidos nestes e-mails, em geral eles levam para sites falsos e têm o objetivo de roubar dados do usuário;
  3. Lembre-se: os principais bancos, lojas e instituições em geral não enviam e-mails não-solicitados aos clientes; em caso de dúvida, consulte o site da empresa;
  4. Prefira lojas de sua confiança ou as mais conhecidas para fazer suas compras;
  5. Não forneça sua senha para qualquer pedido de cadastramento ou recadastramento, nem para pessoas desconhecidas;
  6. Em sites de leilão, verifique sempre a reputação do vendedor e consulte as observações e depoimentos escritos por outros consumidores;

    Use o seu computador pessoal (ou o do trabalho, se for permitido) para fazer suas compras on-line. Evite usar computadores públicos (como os de lan houses) ou que sejam utilizados por mais de uma pessoa;
  7. Certifique-se que o site escolhido é seguro: o endereço deve começar com "https://" e, na parte inferior da tela, deve aparecer o desenho de um cadeado ativado. Se você clicar no cadeado, poderá conferir se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra do seu navegador;
  8. Usar o cartão de crédito na Internet é tão seguro quanto usá-lo para pagar um restaurante, por exemplo. Prefira este meio eletrônico de pagamento. Se desconfiar do site e a compra for inevitável, prefira boleto bancário ou Sedex a cobrar;
  9. Verifique se o site em que você quer fazer compras oferece outros meios de contato, como um telefone ou endereço físico;
  10. Guarde provas da compra, como comprovante de pagamento e e-mails de confirmação de compra e entrega;
  11. Tenha cuidado especial ao comprar itens muito vendidos (MP3 players, telefones celulares), eles normalmente estão associados a compras mais arriscadas.
  12. Depois de feita a transação, efetue "logout" do site de compras, principalmente se tiver usado um computador compartilhado por várias pessoas;

    É aconselhável que você aprenda como limpar "cookies" e outras informações confidenciais em seu navegador;
  13. Por último: use o bom senso, sempre. Desconfie de ofertas espetaculares, promoções imperdíveis ou produtos com preço muito abaixo do mercado.
  1. NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA
O termo Informática foi criado na França em 1962 (há 40 anos apenas!) proveniente da contração das palavras Informação Automática.
  • Uma definição para o termo:
"Ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação"

· A Informática nasceu de a necessidade de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos, em geral de cálculo e gerenciamento. Assim, podemos destacar algumas das principais funções da Informática:
1. Desenvolvimento de novas máquinas
2. Desenvolvimento de novos métodos de trabalho
3. Construção de aplicações automáticas
4. Melhoria dos métodos e aplicações existentes
Elementos e conceitos fundamentais
· Do ponto de vista informático, o elemento físico utilizado para o tratamento de dados e obtenção de informação é o computador.
  • Computador: máquina composta de elementos físicos do tipo eletrônico, capaz de realizar uma grande variedade de tarefas com alta velocidade e precisão, desde que receba as instruções adequadas.
  • A este conjunto de instruções dadas ao computador para a realização de determinado processo dá-se o nome de programa.
  • E o que são dados? São os elementos necessários para compor uma informação. Uma vez processados (ordenados, classificados, somados...) passam a constituir uma informação útil.
  • O que é informação? É um conjunto de dados. Pode ser definido como tudo aquilo que permite adquirir qualquer tipo de conhecimento.
Exemplo: uma matéria no jornal é uma informação, pois, dentro dela existem uma série de dados. Estes dados são datas, localizações de algo que ocorreu etc.
  • O conjunto de operações realizadas sobre uma dada informação recebe o nome de tratamento de informação e como todo processamento, obedece a três fases (tríade de processamento):

Entrada

Processamento
Saída
(coleta e armazenamento de dados)
(aritmético e lógico)
(visualização dos resultados)

  • Dá-se o nome de algoritmo ou processo ao conjunto de operações necessárias para transformar os dados iniciais nos resultados desejados. Assim, para a automatização de um problema podemos ter o seguinte esquema:
  • A Informática sustenta-se sobre três pilares básicos:
  1. Elemento físico (hardware)
  2. Elemento lógico (software)
  3. Elemento humano (peopleware)
(O termo firmware é utilizado para denominarem certas partes de software que já vêm gravadas em hardware e não podem ser modificadas)
Esquema básico do elemento hardware
  • O hardware é a parte física do computador, ou seja, tudo o que você pode tocar.
  • Pode ser esquematizado como mostrado na figura abaixo:
a) Unidade Central de Processamento: a Unidade Central de Processamento, ou CPU (Central Processing Unit), atua como o cérebro do sistema, processando e analisando todas as informações que entram e saem do computador. É composta por:
    1. Processador. O microprocessador (também chamado de CHIP) determina o modelo do microcomputador em uso (286, 386, 486, Pentium, Pentium II, Pentium III). É dividido em:
* Unidade de controle (UC) - encarregada de comandar o resto das unidades. Interpreta as instruções e controla a seqüência em que estas devem ser executadas.
* Unidade lógica e aritmética (ULA) - realiza as operações elementares (aritméticas e lógicas).
    1. Memória Principal: da mesma forma que o cérebro humano, o computador possui uma memória onde são armazenados os programas e dados necessários à realização de determinado trabalho. A memória principal é dividida em:
* Memória RAM - memória de trabalho (Random Access Memory ou memória de acesso aleatório). A informação armazenada nessa memória é apenas temporária.
* Memória ROM - permite apenas a leitura das informações nela contidas. É a ROM (Read Only Memory). Esta memória não perde as informações ao ser desligado o equipamento e nela estão contidos os códigos básicos para o funcionamento do computador.
b) Periféricos ou Unidades de Entrada: é toda e qualquer unidade do computador que utilizamos para entrar com dados e programas (exemplos: teclado, mouse, scanner etc.).
c) Periféricos ou Unidades de Saída: apresentam os resultados finais do processamento, ou seja, a saída de dados (exemplos: monitores de vídeo, impressoras etc.).
d) Memória Auxiliar ou Secundária: dispositivos de armazenamento de grande quantidade de dados e sua principal característica são reter as informações durante o tempo que se desejar, recuperando-a quando lhe for requerido.
Esquema básico do elemento software
  • Softwares, ou simplesmente programas, são o que chamamos de parte lógica do computador, necessários à realização das tarefas desejadas.
  • O suporte físico do software são as memórias principais e auxiliar, portanto, não podemos dissociar o software do hardware.
  • Podemos dividir os softwares em três categorias básicas, são elas:
    1. Sistemas Operacionais - Estes softwares são os responsáveis por fazer com que o computador funcione. Exemplos: DOS, OS/2, UNIX, LINUX, WINDOWS NT, WINDOWS 95, WINDOWS 98, WINDOWS 2000 (O computador, seja qual for o seu tamanho, não funciona sem um sistema operacional).
    2. Linguagens de programação - São programas que fazem outros programas. Exemplos: Fortran, Assembly, Basic, Delphi, Visual Basic, C, C ++, Java, HTML (linguagem utilizada para fazer páginas para a WEB).
    3. Programas Aplicativos - Os programas aplicativos, ou simplesmente aplicativos, ajudam você a fazer seu trabalho. Por exemplo, escrever uma carta, fazer um balanço ou um gráfico. Diversos são os tipos de aplicativos existentes. Exemplos: editores de texto, planilhas eletrônicas, editores gráficos, gerenciadores de bancos de dados.
  • Podemos também classificá-los em apenas duas categorias mais gerais: Softwares Básicos (1 e 2 acima) e Softwares Aplicativos.
Texto original: Autor: Profa. Patrícia Helaine L. Nascimento Fonte: ALCALDE, Marjorie et al. Informática Básica. São Paulo: Makroon Books, 1991

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More